Fãs de Paul McCartney tentam encontrar baixo desaparecido

  • 12/09/2023
  • 0 Comentário(s)

Fãs de Paul McCartney tentam encontrar baixo desaparecido
Instrumento utilizado na gravação de sucessos como Love Me Do e She Loves You desapareceu em 1969

Paul McCartney um dos artistas mais respeitados e adorados no mundo, está envolvido em um verdadeiro enigma. Uma busca global está em andamento para encontrar um baixo que pertenceu ao Beatle e foi usado em várias canções icônicas, incluindo Twist and Shout, Love Me Do e She Loves You.
O site da busca, idealizado por Nick Wass com a ajuda do casal de jornalistas Scott e Naomi Jones, anuncia a campanha da seguinte forma: “Bem-vindo ao projeto The Lost Bass e ao maior mistério do rock and roll. Esta é a busca pelo baixo mais importante da história – o Höfner 500/1 original de Paul McCartney. Este é o baixo que McCartney tocou em Hamburgo, em 1961, no Cavern em Liverpool e nas primeiras gravações da Abbey Road; ele impulsionou a Beatlemania e moldou o som do mundo moderno”.

O instrumento, tido como o favorito do artista, foi comprado por ele por US$ 37 em 1961, em uma loja em Hamburgo, na Alemanha. Segundo o grupo, ninguém sabe exatamente o que aconteceu com o baixo ou onde foi guardado, o que acabou alimentando rumores e teorias da conspiração ao longo dos anos.
Ex-gerente de marketing da Höfner, Nick Wass já escreveu um livro sobre o instrumento desaparecido e, em entrevista à BBC, disse que colaborou com McCartney e que, após o famoso comentar sobre o objeto em uma conversa recente, resolveu começar a campanha.

“Alguém, em algum lugar, sabe o que aconteceu com este baixo e onde ele está agora. Paul ficaria muito feliz e emocionado se esse instrumento pudesse voltar para ele”, escreveu Wass no site oficial.

Já o jornalista Scott Jones, que passou pelo The Telegraph, entrou no projeto depois de assistir à apresentação de McCartney em Glastonbury, no Reino Unido, em 2022. Ao fazer contato com a fabricante Höfner, descobriu que a empresa já estava tentando localizar o objeto, após um pedido do próprio Beatle.

Ainda em entrevista à BBC, Scott falou: “Agora estamos trabalhando juntos nisso. Nick tem mais conhecimento técnico sobre este instrumento do que qualquer pessoa no planeta, e eu e Naomi estamos trazendo algumas habilidades investigativas”.

“Rastrear o baixo é o desafio mais emocionante que já enfrentei, visto que o objeto pode estar em qualquer lugar do mundo. De muitas maneiras, estamos em busca do Santo Graal do Rock. Mas, com uma pequena ajuda de pessoas de todo o mundo, que amam os Beatles e Paul McCartney, sei que podemos encontrar o baixo perdido. Essa é a inspiração por trás deste projeto: traçar a história não contada deste instrumento icônico e, após 55 anos, trazê-lo de volta para casa.”

Já Naomi Jones destaca a importância cultural e histórica da peça. “O baixo perdido de Paul McCartney é um pedaço da história. Este instrumento é um símbolo da incrível mudança e da revolução cultural e social que os Beatles criaram no início dos anos 1960. A investigação que estamos realizando nos leva de volta à primavera de 1961, quando Paul McCartney entrou na loja Steinway, em Hamburgo, para comprar o seu primeiro baixo. Naquele momento, quem diria que esse adolescente e esse violão em forma de violino mudariam o mundo?”, escreveu.
O baixo perdido do Beatle Paul McCartney
Lançado em 3 de setembro, o projeto já recebeu centenas de novas pistas, segundo o grupo. Duas delas têm potencial. “O palpite da Höfner é que alguém se apresentará puramente por boa vontade, e quem quer que tenha o baixo provavelmente nem sabe o que tem”, disse Jones à BBC.

“Seria bom se um dia o baixo pudesse ser exposto ao público — e se a única forma de alguém se apresentar for ganhando algum dinheiro com isso, que assim seja, porque pelo menos seria encontrado. Mas, no fim das contas, estamos fazendo isso apenas para recuperar o instrumento de Paul. Sabemos, por meio de Nick e da Höfner, que é o que ele sempre quis”, completou Jones, reforçando que não há um interesse financeiro na procura.
Os Beatles
Na tentativa de recuperar a peça, o grupo divulgou as principais características do baixo: corpo sunburst em três cores diferentes, ausência de escudo, captadores posicionados em madeira preta e, além disso, o fato de que foi idealizado para canhotos.

No site oficial, o grupo reforça que o baixo perdido também parecia muito diferente da última vez que foi visto em fotos antigas, porque teve de passar por uma reforma.

Quem quiser participar da busca global deve acessar o site, clicar na parte “Envolver-se” e enviar os seus dados e as informações sobre o instrumento.

Há ainda a curiosidade sobre o valor pelo qual o baixo poderia ser vendido caso fosse a leilão.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Revolution

The Beatles

top2
2. Ticket to Ride

The Beatles

top3
3. Don't Let Me Down

The Beatles

top4
4. Penny Lane

The Beatles

top5
5. Twist and Shout

The Beatles

Anunciantes